NP Climatização

Blog

o que é Ar Condicionado Inverter

Entenda como funciona a tecnologia Inverter para a escolha de seu Ar Condicionado.

Quando falamos sobre temperatura em um ambiente, seja em casa ou no trabalho, logo pensamos no Ar Condicionado, que deixa o ar agradável e traz a sensação de frescor. Hoje esse esquipamento tem deixado de ser um artigo de luxo e passou a ser essencial nos lares, escritórios e lojas.

A preocupação  atual é com o uso excessivo do Ar Condicionado, que transparece na conta de luz, porém, já existe uma categoria de equipamentos de condicionadores de ar que reduz o  consumo de energia elétrica, essa tecnologia chama-se Inverter.

 

Além de reduzir o consumo de energia em até 60%, pois conta com uma menor variação térmica, o Inverter tem a capacidade de atingir a temperatura desejada mais rapidamente e a utilização de gás ecológico, que não prejudica a camada de ozônio.

O funcionamento da tecnologia inverter regula o fluxo de energia do sistema, alterando a velocidade do compressor. Este componente irá reduzir o consumo de energia no inicio e quando se detecta que o ambiente precisa de menos refrigeração ou aquecimento, ou seja, o numero de rotação do compressor é alterado dependendo da temperatura do ambiente sem ter que desliga-lo,  apenas ajustando a rotação do compressor, reduzindo assim o consumo de energia.

O compressor inverter pode resfriar e aquecer o ambiente por atingir velocidades mais altas do que o convencional (conforme gráfico abaixo), possui um funcionamento silencioso, pois uma vez estabilizada a temperatura, o compressor inverter trabalha em baixa rotação. A economia de energia é gerada devido ao compressor trabalhar em consonância com a temperatura, o compressor inverter parte uma única vez quando ligado.

 

Veja a tabela comparativa entre Ar Condicionado Convencional e Inverter

Qualidade do ar no trabalho

Você sabia que a qualidade do ar interfere no bom rendimento dos funcionários de sua empresa?

O ar condicionado deixou de ser apenas um conforto dentro de casa, mas também passou a ser um recurso para o aumento da produtividade dos colaboradores, pois melhora a qualidade de vida e isso colabora para o bom desempenho da equipe. A má qualidade do ar e a sujeira são fatores negativos no ambiente de trabalho e passam desapercebidos, mas para solucionar esse problema, basta fazer a manutenção preventiva do ar condicionado.

A climatização dos ambientes coletivos é tão importante que é regulamentada pela ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) e desde 2003, é previsto que todos os espaços climatizados devem estar submetidos a planos de manutenção e controle dos sistemas de ar condicionado, além de ser determinada a contagem de micro-organismos para garantir um ambiente livre de Bactérias, vírus e fungos, pois poderiam desencadear doenças.

A limpeza e manutenção preventiva, além de deixar o ambiente limpo e confortável, contribui para o aumento da vida útil do equipamento e gera maior motivação aos colaboradores que passam a perceber o quanto são valorizados por seus patrões. Essas pequenas ações colaboram para uma boa imagem corporativa das organizações, o mercado passa a perceber esses aspectos positivos, assim retornando valor ás empresas que dão importância a esses fatores.

Afinal, é muito bom trabalhar em um ambiente fresco, limpo e confortável.